Acordes relativo:
Todo acordes maiores tem seu relativo menor.e vice versa
Podemos identificar um acordes através da notas da escala.
DO
|
RE
|
MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
SI
|
DO
|
1º-
|
2º-
|
3º-
|
4º-
|
5º-
|
6º-
|
7º-
|
8º-
|
ANTI RELATIVO-todo acorde de terceira formado com a nota da escala forma um anti-relativo
DO-RE-MI
Em-MI MENOR ANTI RELATIVO DE DO MAIOR
FORMAMOS ASSIM C/ Em /Am ACORDES RELATIVO DE DO MAIOR
OS ACORDES MENORES: são formado com a 1º-3º-e 5º-justa da escala
1º- la
|
2o--si
|
3o- Do
|
-4º-Re
|
5º-mi-
|
-6º-fa
|
-7º sol
|
8o-LA
|
3o-DO
|
RE
|
MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
SI
|
DO
|
5o-MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
SI
|
DO
|
RE
|
MI
|
Am
|
Bo
|
C
|
Dm
|
Em
|
F
|
G
|
Am
|
PODEMOS OBSERVAR A SEMELHANÇA DA ESCALA MENOR COM A ESCALA MAIOR. MAIS DIFERENTE QUANDO PASSA A SER MELODICA
ESCALA MENOR: melódica os semitons se encontra do 2º*grau para o 3º grau e do 5º- para i 6º- grau
Seqüência e escala La menor
La/SI/DO/RE/MI/FA/SOL/LA
PODEMOS PERCEBER QUE OS SEMITONS SE ENCONTRA DO 2º-GRAU PARA 3º- GRAU E DO 5º-GRAU PARA 6º-GRAU
FORMANDO ASSIM UMA LINHA MELODICA DE LA MENLOR
TEMOS TAMBEM DENTRO DA ESCALA MENOR TRES ACORDES MENORES E TRES ACORDES MAIOR
Sequencia melódica de La menor
Am/ E7/ Am / A7 / Dm /G7 / C / F / Bm / B7/5-/ E7 / AM
Pratiquem bem todas as escala para melhor entendimento.
Escala de do maior:
Musica e arte de combinar os sons
0 comentários:
Postar um comentário