Estudo dos ritmos e som
· Musica e arte de combinar os sons.
· São três os elementos, harmonia, melodia, ritmo.
Música é composta por:
Melodia: sons sucessivos, as melodias.
Melodia: sons sucessivos, as melodias.
Harmonia: sons simultâneos, os acordes.
Existem milhares de acordes dissonantes e se formos contar todas as inversões ainda mais.
Podemos também adicionar mais de um nota dissonante em um acorde, nesse caso separamos os números por uma barra. Ex.: Am com G e B à Am7/9.
Quando queremos usar notas acidentadas fora da escala diatônica do acorde usamos na cifra os sinais de + e - para indicar que devemos aumentar ( + ) ou abaixar ( - ) meio tom na nota dissonante. Podemos colocar os sinais à frente ou atrás do número.
· Atenção para um detalhe importante. Não existem os acordes dissonantes com 1a 3a e 5a já que eles formam o acorde normal.
· OBS. Como a barra ( / ) é usado tanto no arranjo no baixo como em dissonantes o que diferencia o acorde e uso de número ou letra após a barra.
Acorde de 7 Este é com certeza o mais manjado dos acordes dissonantes, mas o que muita gente não sabe é que esse acorde é uma exceção aos acordes dissonantes quanto à notação. Na verdade ele é um acorde de 7- mas por ser muito comum foi vulgarizado para só 7. Esse acorde sozinho é um pouco "simples", no entanto se você quiser usa-lo, faça-o acompanhado da nona ou com a quarta(7/9 ou 4/7) ou então se for a 4a do tom.É muito usado como preparação da 1a para a 4a .Ex.: C C7 F Ex.: C Gm7 C7/9 F G Podemos colocar a 7 na 4a do tom para soar diferente.
Ex.: E C#m F#m B7 E
Ao contrário do maior com 7a o menor não tem nada de brega.. Esses acordes assumem uma beleza especial para os acordes de Bm, Dm, C#m
Uma caraterística interessante é que podemos usar os acordes menores e os menores com 7a indistintamente. Se em um lugar você ver Dm, você pode substituir por Dm7Ex. Dm7 Gm7 A
Outra interessante é que um acorde menor com 7 tem seu equivalente na notação com arranjo no baixo.(lembra quando dissemos que os acordes de arranjo no baixo são na verdade dissonantes? )Ex.: Bm7 = D/B Am7 = C/A F#m7 = A/F#
- Ex. A9 F#m7 Bm7 E4 EUse a nona quando for construir acorde menores com sétima para ficar bem melodioso.
- Ex.: F#m7 = A/F# ficará mais bonito se você fizer A9/F#
- Acorde com 4
Este é o acorde do tipo chama atenção " das dissonantes, mas se bem usado pode servir para completar um encadeamento ou fazer uma preparação.
Ex1. Como "ataque" à E4 E D4 D
Ex2. Como complementoà A9 F#m7 Bm7 E4 E
Ex3. Como preparação à A A4 D E ou ainda G Em A7/4 A7 D
Podemos perceber que os acordes dissonantes são usado de acordo com a necessidade do musico na hora de executar uma melodia.
E importante frisar o seguinte muitos músicos principalmente os iniciantes da musica usam aleatoriamente os acordes dissonantes, transformando às vezes uma simples linha melódica em um desajeitado monte de acordes sem entendimentos melódicos e harmônicos...
Atenção pratique bem. Conheça as formações dos acordes,,pratique bastante as escalas maiores e menores para melhor entendimento na hora de formar um acordes dissonantes
Valeu mesmo. É muita coisa que somente a prática bem orientada pode resolver. Este seu comentário, que aliás foi uma bela aula, já deu para sacar algo de importante. Jota Lopes- Ipu Ce. às 12h40min de 27.05.2017
ResponderExcluirValeu mesmo. É muita coisa que somente a prática bem orientada pode resolver. Este seu comentário, que aliás foi uma bela aula, já deu para sacar algo de importante. Jota Lopes- Ipu Ce. às 12h40min de 27.05.2017
ResponderExcluirComo adquirir o curso de cavaquinho..
ResponderExcluir